WONDERFUL WORLD (4)

A cidade de Salvador, no Carnaval, é um caso a parte. Mesmo a extensa praia da Boa Viagem passa por uma época de “Where Is Wally”.

bahia.jpg

Por outro lado as imagens da cidade, ás vezes, deserta e em outra época do ano, podem fazer parecer que o tempo parou no ar.

bahia2.jpg



WONDERFUL WORLD (3)

“A ojo de pájaro” é um expressão da língua espanhola. Determina uma altura e um certo distanciamento necéssario para recuar um pouco do dia a dia e poder contemplar o mundo para ver as coisas mais claramente. A Avenue Champs Elysees em Paris, com o Arco do Triunfo ao fundo, ganha uma dimensão diferente vista a “ojo de pájaro” de um ponto inexistente da Place de la Concorde.

paris.jpg



WONDERFUL WORLD (2)

O predio do cinema Lido, em Punta del Este, possui, além de uma arquitetura absolutamente indecifrável e com um certo toque germánico, a promessa de tardes dignas de inesquecíveis férias de adolescente na forma dos cartazes exibidos baixo o título de “Las Películas del Verano”.

punntadeleste.jpg



WONDERFUL WORLD (1)

Este imponente prédio de Frank Gehry, com a marca registrada do arquiteto (as paredes onduladas já vistas no Museu Guggenhein de Bilbao), é o Walt Disney Hall, a sede da Filarmônica de Los Angeles. Fica no centro da cidade e o projeto de Gehry foi o vencedor de uma concorrência proposta por um comitê de notáveis especialmente constituído pelo “board” da Filarmônica. O primeiro esboço foi feito em 1987 e a inauguração aconteceu, apenas, dezesseis anos depois.

waltdisneyhall.2.jpg

De acordo com o dia, o ângulo, e o olhar de quem contempla a obra ela pode ser vista, também, como um desvario de Fritz Lang

waltdisneyhall.1.jpg



PINK

Este ano, aqui no estúdio, o coelho da Páscoa apareceu fantasiado de Isabeli Fontana.

coelhodapascua.jpg



BISCOITO FINO

A revista Carta Capital, da edição de 16 de março (a de número 333), publicou, com o título “Uma Tarde de Gisele”, esta crônica de Paula Pacheco.

“Os carrões no pátio do Museu da Casa Brasileira, zona sul de São Paulo, revelam: há algo de diferente no espaço que costuma exibir exposições de interesse artístico e histórico. É dia de festa, comemoração do Dia Internacional da Mulher. São 130 mulheres reunidas num evento promovido pelo Fórum Empresarial, capitaneado por João Dória Júnior, e patrocinado pela Nivea, de Paulo Zotollo.
A maioria não tem ocupação profissional. São mulheres de empresários.
Na tarde quente, temperatura acima dos 30 graus, a maioria das convidadas optou por modelos de tecido leve, algumas transparências e os braços de fora. Ainda assim, há quem prefira desfilar com sobretudo de mangas compridas. Incongruências da moda.
A decoração da festa, criação de Chris Airosa, evoca a região da Provença, na França, na cor lavanda. As flores são da empresa de Patrícia Zotollo, mulher do anfitrião. Ela lamenta a vida de pequena empresária no Brasil. “É tudo muito complicado, principalmente na parte de impostos. Também não é fácil brigar com os fornecedores pelo melhor preço e por qualidade”, explica. O marido foi o incentivador da carreira, mas justifica o empurrãozinho para que Patrícia se profissionalizasse. “Meu apoio foi para uma iniciativa capitalista”, diz Paulo.
Chieko Aoki, da rede de hotéis Blue Tree, num tubinho clássico e colar de pérolas, esbanja simpatia. Para ela, empresária bem-sucedida e com experiência internacional, não falta assunto. Circula com desenvoltura entre as mesas, é assediada por outras colegas. Alguém pergunta sobre o papel da mulher nos dias de hoje, em especial daquelas que preferem dedicar-se à administração do lar. “Cuidar dos serviços de casa requer muito tempo e no futuro deverá ser uma atividade muito valorizada. Mas todo mundo precisa ter uma meta, se sentir útil. Isso é da natureza humana”, analisa Chieko.
Além da oportunidade de colocar o papo em dia, as mulheres aproveitam o encontro para realizar o sonho de nove entre dez modelos: ser retratada pelo fotógrafo espanhol J.R. Duran. São, em média, 15 cliques para cada modelo em três diferentes cenários.
A descontração domina o ambiente. Pouco antes de fazer as fotos, Chieko reclama com Zotollo. Conta que foi comprar um esmalte no fim de semana e o da Nivea custava cerca de R$ 15, enquanto o da concorrência era vendido por pouco mais de R$ 2. “O nosso é muito melhor”, defende-se o presidente da multinacional alemã.
Como o marketing faz parte do negócio, o fotógrafo-celebridade faz ares de mistério. Não deixa ninguém, além da equipe de produtores e maquiadores, circular pelo estúdio improvisado. Quando a fotógrafa de CartaCapital avança, agarrada a Chieko e ao anfitrião Zotollo, Duran a recebe com cordialidade e, ao mesmo tempo, desconfiança. Logo avisa: pode fotografar, mas nada de mostrar o tipo de luz montada no estúdio. As fotos farão parte de um livro que será dado de presente no próximo evento do Fórum Empresarial.
Criado há quatro anos, o fórum reúne 300 empresários. Juntos, representam cerca de 35% do PIB brasileiro. Uma vez por ano, o grupo se encontra em Comandatuba para aproveitar as belezas naturais do litoral baiano e, nas horas de folga, fazer negócios. Este ano, o evento será entre os dias 14 e 17 de abril.
Depois das fotos, Chieko reaparece, com um sorriso maroto: “Eu me senti a Gisele gorda”.
Do lado de fora da tenda, uma senhora com quilinhos além da conta se diverte ao ver as amigas saírem do domínio catalão com ar pimpão. “E aí, ele fez milagre, fez?”, pergunta ela, talvez ignorando que mágica em fotografia quem faz é o software Photoshop‚ – um programa capaz de produzir retoques que nem as melhores clínicas de cirurgia plástica conseguem. Uma das modelos diz: “Pedi para fazer uma cara séria, um ar de executiva. Não queria foto com jeito de coluna social”.
O movimento é incessante. Antes, durante e depois do almoço, as mulheres se organizam em fila indiana para os cliques. Primeiro é preciso colocar o nome na lista de uma das recepcionistas, depois esperar equilibrada num torturante scarpin. Ninguém reclama.
Até Vera Lúcia Cipriano, mulher do presidente do Bradesco, Márcio Cipriano, encara a espera, em pé, com as companheiras de almoço. Uma cena que provocaria sorrisos em muitos correntistas do banco. Perguntada a respeito da taxa de juro no Brasil, Vera Lúcia arrisca algumas considerações sobre o spread dos bancos, mas logo desconversa: “Entendo é da administração da casa”.
Impaciente, uma das convidadas faz plantão na porta do estúdio, na esperança de ser a modelo da vez. E desabafa: “Se não der para ser fotografada pelo Bob (Wolfenson, concorrente de Duran), tudo bem. Deixa para uma próxima”, diz, com ar decepcionado.
A deputada tucana Zulaiê Cobra Ribeiro é a representante das mulheres na hora dos discursos. Depois de lamentar a solidão (é viúva), a pequena participação das mulheres na política, reclama do governo petista e defende a candidatura de Geraldo Alckmin à Presidência do Brasil. Muitos aplausos. No Dia Internacional da Mulher, ninguém fala de uma representante feminina no comando do País.
Não demora muito para que as produzidas convidadas comecem a sofrer com o calor. Os nove ventiladores não são suficientes para aplacar o mormaço que se acumula sob a tenda improvisada nos fundos do museu, com vista para o jardim. Aos poucos, algumas maquiagens lembram um pote de sorvete fora da geladeira.
Passa das 3 da tarde. Quem já desfilou diante das lentes de Duran, corre para o ar-condicionado do carro. Outras decidem: ou esperam um encaixe na agenda do fotógrafo, que atenderia até as 5 da tarde, ou marcam um horário no estúdio três dias depois. Muitas preferem prolongar o bate-papo com as colegas e esperar“.



MIL CARAS

Para a realização das fotos dos layouts de Hondashi, uma criação da agência DPZ, era imprescindível achar uma modelo belíssima e ao mesmo tempo com uma capacidade de produzir infinitas expressões. Uma tarefa não muito fácil, mas o impecável casting de Paula Pitelli garimpou a Grazielle Grassone que durante horas e horas ficou fazendo caras e bocas (literalmente) no estúdio. Por algum tempo, inclusive, com a boca cheia de comida. O prato de “fuzilli a la marinara” foi uma criação do inigualável Peninha, "chef" e propietário do restaurante Pitanga.

dpzhondashi1.jpg

dpzhondashi2.jpg



BENEFICÊNCIA

Sob o título “Uma queimadura pode destruir uma vida. Mesmo quando a vítima não morre” a agência DPZ criou uma campanha beneficente dedicada a recolher doações para o Instituto Pró-Queimados. A fersta de aniversário das crianças e os beijos dos adultos foram de verdade.

dpz.proqueimados.1.jpg

dpz.proqueimados.2.jpg

dpz.proqueimados.3.jpg



FOCO

O componente indispensável para fazer um editorial de moda em estúdio, e com fundo neutro, é uma modelo que saiba improvisar e resolver as situações que a produção requer. Em uma entrevista, publicada na revista Vogue Francês do mês de abril, o lendário fotógrafo David Bailey diz “... pour moi, la femme a toujours été plus intéressante que la robe. C’est la chatte que m’intéressait, pas la foutue robe. Je me suis toujours dit: si la fille a l’air super, alors la robe aura l’air super aussi...”. Caroline Ribeiro mostra, em este editorial para a Elle, porque a frase de Bailey está mais do que certa.

ellecr1.jpg

ellecr2.jpg

ellecr3.jpg



MIX

Ana Luíza Castro foi a modelo escolhida para ser a imagem do último catálogo da griffe Linda de Morrer. Ela personificou a exótica mistura de etnias que foram a inspiração da coleção: o romantismo do Leste Europeu, com a força das texturas africanas e a cultura Indiana. O cenário para a locação foi uma antiga fazenda de café no interior do estado de São Paulo. A luz foi natural e choveu o día todo

lindadem.jpg



EVA

Daniella Sarahyba é daquelas celebridades que andam pelo mundo com um ar, assim, “tô nem aí”. Nas catorze páginas da revista Um, que está nas bancas, Daniella explica, visualmente, o que quer dizer essa maneira de ser. Tudo impresso com cores especiais.

dsum1.jpg

dsum2.jpg

dsum3.jpg

dsum4.jpg

dsum5.jpg

dsum6.jpg

dsum7.jpg



PALERMO CHIC

Os editoriais da revista VogueRG refletem a liberdade e a criatividade que Richard Kovaks, seu editor de arte, imprime em seus colaboradores. A matéria sobre Aline Moraes foi paginada com uma elegância e sofisticação digna do velho, e reverenciado, mestre Brodovich.

rg.aline.1.jpg

rg.aline.2.jpg

rg.aline.3.jpg



TOP TEN

Caroline Ribeiro é uma das dez modelos mais bonitas do planeta. Ela foi fotografada exclusivamente para a capa da revista Elle em um intervalo entre as viagens-relâmpago internacionais que a levam e trazem de volta a São Paulo, sempre o mais rápido possível, para cuidar de seu filho recém-nascido.

elle.capa.caroline.jpg




abril 2016
março 2016
fevereiro 2016
janeiro 2016
dezembro 2015
novembro 2015
outubro 2015
setembro 2015
agosto 2015
junho 2015
maio 2015
abril 2015
março 2015
fevereiro 2015
janeiro 2015
dezembro 2014
novembro 2014
outubro 2014
setembro 2014
agosto 2014
julho 2014
junho 2014
maio 2014
abril 2014
março 2014
fevereiro 2014
janeiro 2014
dezembro 2013
novembro 2013
outubro 2013
setembro 2013
agosto 2013
julho 2013
junho 2013
maio 2013
abril 2013
março 2013
fevereiro 2013
janeiro 2013
dezembro 2012
novembro 2012
outubro 2012
setembro 2012
agosto 2012
julho 2012
junho 2012
maio 2012
abril 2012
março 2012
fevereiro 2012
janeiro 2012
dezembro 2011
novembro 2011
outubro 2011
setembro 2011
agosto 2011
julho 2011
junho 2011
maio 2011
abril 2011
março 2011
fevereiro 2011
janeiro 2011
dezembro 2010
novembro 2010
outubro 2010
setembro 2010
agosto 2010
julho 2010
junho 2010
maio 2010
abril 2010
março 2010
fevereiro 2010
janeiro 2010
dezembro 2009
novembro 2009
outubro 2009
setembro 2009
agosto 2009
julho 2009
junho 2009
maio 2009
janeiro 2008
dezembro 2007
novembro 2007
outubro 2007
setembro 2007
agosto 2007
julho 2007
junho 2007
maio 2007
abril 2007
março 2007
fevereiro 2007
janeiro 2007
dezembro 2006
novembro 2006
outubro 2006
setembro 2006
agosto 2006
julho 2006
junho 2006
maio 2006
abril 2006
março 2006
fevereiro 2006
janeiro 2006
dezembro 2005
novembro 2005
outubro 2005
setembro 2005
agosto 2005
julho 2005
junho 2005
maio 2005
abril 2005
março 2005
fevereiro 2005
janeiro 2005
dezembro 2004
novembro 2004
outubro 2004
setembro 2004
agosto 2004
julho 2004
junho 2004


Receba um aviso quando
tiver novidades no site,
basta colocar seu e-mail
no box abaixo e enviar.