ENGENHARIA FOTOGRÁFICA

Para o lançamento do Wega Theatre 7.1 da Sony a Dentsu criou esta peça que, quando publicada nas revistas, faz com que o dinossauro pule tridimensionalmente no momento de abrir a página. Mais uma vez a turma de operários da construção, aqui do estúdio, entrou em cena. Desta vez para criar um cenário com fôlego suficiente para receber os membros de um Jurassic Park qualquer, como se nada. Por quatro dias madeira, massa, lixa, poeira e pintura foram as estrelas do estúdio. Rony Hirsch foi o cenografista que materializou os delírios de um time composto por José Zaragoza, Carlos Rocca, Robson Oliveira e Maurício Machado. O ajuste de luz, para que parecesse absolutamente natural, demorou quase oito horas. Os animais digitais foram criados por Darcy Vieira que apareceu por aqui, um dia de noite, com uma bola de metal, para poder pegar o sentido exato da fonte de luz e assim poder aplicá-la em três dimensões aos dinossauros.

0332 modelo .jpg



FAMILY AFFAIR

A grife Victor Hugo é uma constante nas revistas nacionais faz muitos anos. O próprio Victor Hugo cuida de todos os detalhes, acompanhado do filho e da namorada dele (Victor Hugo), uma extravagante e belíssima modelo que, frequentemente, é a estrela das campanhas.

vh.jpg



MADAME BUTERFLY

Alguns anos atrás tive de fazer uma campanha com a apresentadora Angélica. Foi para o lançamento de um perfume da Avon. Ela deveria aparecer nas fotos com umas asas de borboleta, nas costas, sentada em um muro, tudo resultado da fértil imaginação de Roberto Cipolla diretor de arte da DPZ na época. A traquitana (uma reprodução de uma asa de borboleta aumentada pacientemente não sei quantos bilhões de vezes) foi toda feita pelo mago dos efeitos especiais Utimura.

borboleta.jpg



BANCO ÚNICO

Para este anúncio do Unibanco, feito para a AlmapBBDO, o trabalho teve de ser feito de uma maneira um pouco heterodoxa. Miguel Falabella e Deborah Bloch, por motivos de agenda, foram fotografados separados (mas juntos), em um estúdio improvisado, na locação de um comercial que estavam gravando. O cenário do banco imaginário foi projetado, telemetrado, construido e iluminado posteriormente, baseado na foto de Deborah e Miguel. Tenho certeza de que o perfeito entendimento e sincronismo entre o diretor de criação Julio Andery e o cenógrafo Rony Hirsch foram indispensáveis para um final feliz.

unibanco lousa.jpg



MODERNISMO

Um dos meus pintores favoritos de todos os tempos se chama Ramon Casas (1866-1932). Ele é um dos maiores expoentes do modernismo catalão, o famoso movimento do começo de século passado, e foi o querido da alta burguesia de Barcelona durante muitos anos.

ramoncasas2.jpg

Quando cheguei a uma fazenda do interior paulista, a convite de Giovanni Frasson o editor de Vogue Noivas, para fotografar uma matéria de moda fiquei arrepiado. A arquitetura, a decoração e a luz do lugar me lembraram as telas de Casas. A beleza misteriosa de Ana Hermann, a modelo da agência Marilyn, foi ideal para o papel de uma noiva sonhadora e em dúvidas com um casamento marcado por conveniência, um costume caraterístico do começo de século passado na Catalunya.

Imagem 1.jpg

Imagem 2.jpg

Imagem 3.jpg

Imagem 5.jpg

Imagem 6.jpg



ROOM SERVICE (6)

A palavra "txai", no vocabulário dos índios kaxinawa, quer dizer companheiro. Pode significar, também, "uma metade de mim". Para um simples mortal significa um pedaço do paraíso na terra. Do bangalô #16 do Txai Resort em Itacaré, rodeado pela Mata Atlântica e encostado ao mar, pode se ter uma visão perfeita da reprodução do que, um dia, estará á espera dos justos.

txai1.jpg

A piscina, então, é um caso á parte.

txai2.jpg



BRINQUEDO

Um VW Karmanghia de brinquedo é mais que suficiente para retratar alguém que sabe o que quer na vida. A camisa é Dudalina. O escritório é o do chiquérrimo arquiteto paulistano Arthur de Mattos Casas. No final das contas a locação não apareceu muito na foto, mas deu um tremendo suporte emocional.

dudalina1.jpg



GOOD TRIP

É raro uma estrela das passarelas se deixar fotografar em um ensaio pessoal. Talytha Pugliesi não teve nenhum receio em retratar o seu cotiano, quando de férias, para a revista Trip de outubro. Ela é, de verdade, uma surfista exímia. No dia das fotos as ondas foram pífias, mas a direção de arte de Eduardo Hirama nos faz esquecer disso.

triptalita1.jpg

triptalita2.jpg

triptalita3.jpg

triptalita5.jpg

triptalita6.jpg



NAVY BLUES

Volumes brancos (os cubos, mais uma vez, mas será a última por muito tempo) sobre o fundo branco foi o cenário minimalista escolhido para fotografar Mariana Weickert, em uma atitude "everybody loves the blues", para a revista Marie Claire de outubro.

mcmw1.jpg

mcmw2.jpg

mcmw3.jpg



JOKER

Fotografar modelos masculinos traz, em geral, uma certa dificuldade para mim. Os detalhes que poderiam ser explorados com uma modelo feminina (beleza, glamour, sensualidade) ficam, quase sempre, duvidosos ao serem incorporados por um homem. O extravagante e polêmico Marcos Mion consegue tirar de letra tudo isto e é um dos poucos homems que se sentem a vontade para brincar na frente da câmera. Esta foto pertence a um ensaio com ele. Foi feito, algum tempo atrás, para a revista TPM.

mmion1.jpg



POEIRA

Fotografar celebridades é sempre uma tarefa das mais delicadas. Elas precisam parecer diferentes cada vez, mas não muito para que não percam a essência da própria personalidade. Mas fotografar a vigorosa Ivete Sangalo é sempre um prazer. Desta vez o diferencial foi conseguido com a ajuda de Ton Reis que fez em Ivete o mesmo penteado inédito que tinha usado em um show, alguns dias atrás, e que a deixou com um ar absolutamente anos setenta. Tudo para comemorar, na edição de outubro, o aniversário da revista Estilo.

ivete1.jpg

ivete2.jpg

ivete3.jpg



DEEP BLUE

A modelo Michelle Alves, da agência Marilyn, é a capa da revista Elle de outubro. Marcia Camacho, editora de arte, além de quebrar a rotina das cores do logo, com um azul caribe sobre fundo branco, ainda se deu o luxo de brincar com as letras dando um certo sentido de profundidade ao logotipo Elle (o primeiro "l" fica na frente e o último "e" fica em segundo plano, atrás de Michelle).

ellemichelealves copy3.jpg



ROOM SERVICE (5)

O Hotel Chateau Marmont, no Sunset Boulevard de Los Angeles, completa 75 anos este mês. A lista de hóspedes é o "who’s who" de todos os tempos de quem aprontou em Hollywood: William Holden, Glenn Ford, Greta Garbo, Billy Wilder, Errol Flyn, Howard Hugues, James Dean, Christian Slater, Val Kilmer, John Belushi (o.d. no bangalô #3), William Faulkner, Jim Morrison, Francesco Clemente, Dorothy Parker, Julian Schnabel e bla bla bla, além de ter servido de inspiração (nos anos 70) para os Eagles compor o "Hotel California".

chateaumarmont.jpg

Este é o apartamento #521. Fiquei hospedado lá, faz alguns anos, enquanto realizava um trabalho para a revista Playboy. Sabia que Helmut Newton morava no hotel durante os meses do inverno europeu. A primeira coisa que fiz quando cheguei foi pegar o telefone e pedir á recepção para falar com "Mr. Newton". Em três toques ele estava do outro lado da linha. Expliquei que era um fotógrafo, que morava no Brasil, que era um admirador do seu trabalho, o que estava fazendo lá, e (ousadia minha) que gostaria de fazer um retrato dele. Seria um coisa rápida como sabia, e tinha aprendido, que ele mesmo fazia com os outros. Ele me disse que não tinha nenhum problema, mas que estava de saída para um trabalho e que voltaria em alguns dias. Marcamos a data. Infelizmente o meu trabalho em Los Angeles terminou antes e por causa de outros compromissos, que surgiram em São Paulo, tive de voltar para o Brasil. Sem o retrato dele. Em janeiro deste ano Helmut Newton morreu em um acidente de carro saindo da garagem do hotel.

chateaumarmont1.jpg




CANDIDATOS

Paulo Maluf, candidato a prefeito da cidade de São Paulo. Fotografado, com exclusividade para o jornal Folha de São Paulo, ás 15:40 do día 17.09.04.

candidatopaulomaluf.jpg


Jose Serra, candidato a prefeito da cidade de São Paulo. Fotografado, com exclusividade para o jornal Folha de São Paulo, ás 16:35 do dia 24.09.04.

candidatojoseserra.jpg


Marta Suplicy, candidata á re-eleição a prefeita da cidade de São Paulo. Fotografada, com exclusividade para o jornal Folha de São Paulo, ás 19:26 do día 28.09.04.

candidatamartasuplicy.jpg


Este texto, escrito pelo reporter Paulo Sampaio, foi publicado no jornal Folha de São Paulo em 03.10.04

J.R. Duran conta a experiência de trocar top-models pelos candidatos Serra, Marta e Maluf. Candidatos viram "modelo" para fotógrafo.
"Isso é um retrato na pura acepção da palavra. Tentei ser o mais isento possível, sem intenções, nem interferências. Eles vieram aqui, fotografaram no mesmo lugar, com a mesma luz, no mesmo tempo", diz o fotógrafo J.R. Duran, 52, convidado pela Folha para fazer as imagens desta edição dos candidatos José Serra (PSDB), Marta Suplicy (PT) e Paulo Maluf (PP).
O lugar é o estúdio de Duran, e o set, um banquinho ajustável para a altura de cada um. Havia uma só fonte de luz, em um guarda-chuva posicionado mais para o lado esquerdo do candidato; e o tempo médio das sessões era de cerca de 30 minutos.
O fotógrafo usou quatro filmes com cada "modelo" e, político entre os políticos, diz que não houve diferença na postura de um para outro.
"O importante era fazer rápido a foto, aproveitando aquela curiosidade que o sujeito que não é modelo profissional ainda tem, no início da sessão, pelo meio-ambiente fotográfico. Lá pelo terceiro filme, todo mundo começa a ficar de saco cheio. No caso dos políticos, os olhares passaram a ser dispersos, provavelmente pensando nos telefonemas que teriam de dar, as zonas eleitorais que teriam de visitar", explica.
Duran já havia fotografado Marta e Maluf. Desta vez, diz, "era diferente, porque procurei mostrar o candidato como o dos sonhos do seu eleitor".
Um dos preferidos das capas da Playboy -onde a mulher esconde imperfeições-, Duran diz que não sabe dizer o que os políticos gostariam de esconder.
"Foi interessante observar como cada um apoiou os braços na bancada, as rugas de expressão", diz ele, cuja maior preocupação era "criar uma situação neutra e deixar o candidato ser o que é, para não virar um santinho de campanha". Depois da entrevista, Duran ligou para dizer que se esqueceu de contar um detalhe: "Não houve retoques em nenhum retrato". A Folha não publica fotografias retocadas.



CASSINO

A idéia da editora de moda Carla Raimondi era a de fazer uma matéria de moda, para a revista Estilo, em um cassino. Nem é reciso falar que a imagem de referência veio diretamente do filme de Martin Scorcese com Robert de Niro e Sharon Stone. O desafio técnico mesmo era o de poder captar o clima e as nuances das diferentes tonalidades de uma sala de jogos. Depois de alguns testes decidi seguir pelo caminho impensável e encarar, á galega, a tarefa. A luz utilizada para fazer as fotos, acredite se quiser, foi apenas a existente na locação: o bingo Imperador, na avenida Sumaré, em São Paulo.

ticiane1.jpg

ticiane2.jpg

ticiane3.jpg




abril 2016
março 2016
fevereiro 2016
janeiro 2016
dezembro 2015
novembro 2015
outubro 2015
setembro 2015
agosto 2015
junho 2015
maio 2015
abril 2015
março 2015
fevereiro 2015
janeiro 2015
dezembro 2014
novembro 2014
outubro 2014
setembro 2014
agosto 2014
julho 2014
junho 2014
maio 2014
abril 2014
março 2014
fevereiro 2014
janeiro 2014
dezembro 2013
novembro 2013
outubro 2013
setembro 2013
agosto 2013
julho 2013
junho 2013
maio 2013
abril 2013
março 2013
fevereiro 2013
janeiro 2013
dezembro 2012
novembro 2012
outubro 2012
setembro 2012
agosto 2012
julho 2012
junho 2012
maio 2012
abril 2012
março 2012
fevereiro 2012
janeiro 2012
dezembro 2011
novembro 2011
outubro 2011
setembro 2011
agosto 2011
julho 2011
junho 2011
maio 2011
abril 2011
março 2011
fevereiro 2011
janeiro 2011
dezembro 2010
novembro 2010
outubro 2010
setembro 2010
agosto 2010
julho 2010
junho 2010
maio 2010
abril 2010
março 2010
fevereiro 2010
janeiro 2010
dezembro 2009
novembro 2009
outubro 2009
setembro 2009
agosto 2009
julho 2009
junho 2009
maio 2009
janeiro 2008
dezembro 2007
novembro 2007
outubro 2007
setembro 2007
agosto 2007
julho 2007
junho 2007
maio 2007
abril 2007
março 2007
fevereiro 2007
janeiro 2007
dezembro 2006
novembro 2006
outubro 2006
setembro 2006
agosto 2006
julho 2006
junho 2006
maio 2006
abril 2006
março 2006
fevereiro 2006
janeiro 2006
dezembro 2005
novembro 2005
outubro 2005
setembro 2005
agosto 2005
julho 2005
junho 2005
maio 2005
abril 2005
março 2005
fevereiro 2005
janeiro 2005
dezembro 2004
novembro 2004
outubro 2004
setembro 2004
agosto 2004
julho 2004
junho 2004


Receba um aviso quando
tiver novidades no site,
basta colocar seu e-mail
no box abaixo e enviar.